Matérias na mídia
Por Talyta Vespa, g1 - 17/07/2025 - 05h01
Estudos clínicos no Brasil querem reduzir em até 80% custo da CAR-T, terapia contra câncer que pode custar R$ 3 mi
"O tratamento com CAR-T já está aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para alguns tipos de leucemias, linfomas e mieloma múltiplo.
Pacientes que recebem o tratamento com produtos comerciais — oferecidos por três farmacêuticas — precisam recorrer à Justiça para que os planos de saúde cubram o valor, que pode ultrapassar R$ 3 milhões.
Atualmente, as células são colhidas no Brasil, enviadas para fábricas nos Estados Unidos ou Europa, modificadas e congeladas, e só então retornam para aplicação — um processo que pode levar mais de 40 dias. "Essa espera é inviável para muitos pacientes em estado avançado", alerta Bonamino."
Clique Abaixo para ler:
Por Redação g1 - 23/07/2025 - 04h01
Cientistas criam célula CAR-T 'turbinada' com nanogel para superar barreira de tumores cancerígenos sólidos
"O estudo representa um passo importante no desenvolvimento de terapias celulares contra tumores sólidos, um campo que ainda enfrenta muitos desafios. A estratégia pode ser considerada uma forma de “arma secreta” das células CAR-T, que chegam ao tumor equipadas com ferramentas extras para superar suas defesas."
Clique Abaixo para ler:
Por Live Science - Nicoletta Lanese - 11/07/2025
Tratamento experimental para colesterol alto edita DNA no corpo para reduzir LDL
"Um tratamento experimental chamado VERVE-102 reduz a quantidade de colesterol "ruim" no sangue de pessoas com condições específicas que aumentam o colesterol."
Matéria em inglês, clique nos "três pontinhos" no canto superior da página, e depois em "Traduzir" no seu navegador Google Chrome, para ler em português.
Clique Abaixo para ler:
Tupi.fm - 11/09/2024
INCA e Children’s Hospital of Philadelphia iniciam parceria para tratamento de câncer pediátrico com células CAR-T
"O Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Children’s Hospital of Philadelphia (CHOP) iniciaram uma colaboração para desenvolver e implementar a terapia com células CAR-T no tratamento de câncer pediátrico. O projeto, que inclui a transferência de tecnologia do CHOP para o INCA, visa tratar 32 crianças com leucemia linfoblástica aguda refratária ou recidivada ao longo dos próximos três anos. Coordenado pelo pesquisador Martín Bonamino..."
Veja a matéria:
Gov.br - 09/09/2024
INCA inicia projeto de pesquisa em parceria com Children's Hospital da Philadelphia
"O INCA está iniciando um projeto de pesquisa em parceria com o Children's Hospital da Philadelphia (CHOP) com o objetivo de aplicar o mesmo tratamento com células CAR-T em pacientes com câncer pediátrico no Instituto. Para marcar o início do projeto, de 9 a 11 de setembro, o pesquisador Stephan Grupp e a equipe do CHOP responsável pela produção de células CAR-T visitarão..."
Veja a matéria:
OncoNews - 19/09/2023
INCA se prepara para iniciar pesquisa clínica com células CAR-T
"Pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer (INCA) desenvolveram um protocolo que pode baratear os custos de produção para expandir os estudos com células CAR-T e permitir sua implantação no Sistema Único de Saúde (SUS). Depois dos bons resultados pré-clínicos já publicados, Martin Bonamino e colegas se preparam para entregar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o Dossiê de Desenvolvimento Clínico…"
Veja a matéria:
BBC News - 12/06/2022
Como vírus podem ser armas poderosas para a cura do câncer
"Os vírus sempre foram encarados como grandes vilões da saúde — noção que se fortalece ainda mais durante uma pandemia como a que vivemos, em que o causador da covid esteve associado a 20 milhões de mortes até agora."
Veja a matéria:
Medicina SA - 29/01/2021
Estudo inédito do INCA pode auxiliar no desenvolvimento de vacinas para Covid
"Este é o primeiro trabalho, em âmbito nacional e internacional, a investigar a associação desses fatores genéticos associados ao reconhecimento de padrões virais com o desfecho clínico da Covid-19, fruto de uma metodologia já iniciada no Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional do INCA."
Veja a matéria:
terra.com - 07/10/2020
Entenda o que é a 'tesoura genética' CRISPR/Cas9, que 'reescreve o código da vida'
"Criação de ferramenta para edição do genoma por duas pesquisadoras foi premiada com o Nobel de Química de 2020. Especialistas falam em revolução promovida pelo novo método, que também levantou questionamentos éticos sobre o seu uso"
Veja a matéria:
RJ notícias - 22/08/2020
Pesquisa desenvolvida no Inca com apoio da Faperj vence prêmio de inovação
Uma estratégia que pode reduzir o custo dos procedimentos laboratoriais e baratear um dos tratamentos mais modernos contra a leucemia foi a vencedora da categoria Inovação Tecnológica em Oncologia do 11º Prêmio Octavio Frias de Oliveira.
Veja a matéria:
Embrapa News - 09/10/18
Cientistas brasileiros criam circuitos genéticos que permitem "ligar" e "desligar" genes
Uma tecnologia inovadora que utiliza enzimas de vírus bacteriófagos para “ligar” e “desligar” genes de interesse de plantas e animais é a base de um pedido de patente recém-depositado pela Embrapa.
Veja a matéria:
Boletim FAPERJ - 22/08/2020
Pesquisa desenvolvida no Inca com apoio da Faperj vence prêmio de inovação
Uma estratégia que pode reduzir o custo dos procedimentos laboratoriais e baratear um dos tratamentos mais modernos contra a leucemia foi a vencedora da categoria Inovação Tecnológica em Oncologia do 11º Prêmio Octavio Frias de Oliveira.
Veja a matéria:
Correio Braziliense - 02/10/2018
Tratamentos contra o câncer avançam, mas custos são altos
A medicina tem avançado em relação ao tratamento de doenças como o câncer. No entanto, segundo Martín Bonamino, pesquisador do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e da Fiocruz, as novas terapias apresentam um grande desafio.
Veja a matéria:
Revista Pesquisa Fapesp Fev 2009
Novas ramificações - Brasileiros dominam a técnica para transformar células adultas em embrionárias
Todos os anos a prestigiosa revista Science elege os grandes feitos científicos do ano. Na lista divulgada em dezembro de 2008 o destaque foi para a reprogramação celular (...)
Veja a matéria: