top of page
  • Foto do escritorMartinLab

UM NOVO MARCO PARA AS TERAPIAS AVANÇADAS

Imagem: Shape Esquemas Didáticos


FDA aprova a primeira terapia gênica para tumores sólidos


Nesta semana, a U.S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou a primeira terapia gênica para o tratamento do Sarcoma Sinovial metastático – a Tecelra (afamitresgene autoleucel).


O sarcoma sinovial é um tumor raro, porém agressivo, que se desenvolve em tecidos moles ao longo do corpo. O tratamento geralmente envolve quimioterapia e/ou radioterapia, mas sua eficácia é limitada na maioria dos pacientes. No entanto, existe uma parcela desses pacientes cujas células neoplásicas expressam um antígeno tumoral chamado MAGE-A4, o que o torna um alvo interessante para terapias alvo-específicas.


Tecelra é uma droga viva personalizada, que consiste em retirar as células T do próprio paciente e modificá-las para expressar um Receptor de Células T (TCR) que reconhece o antígeno MAGE-A4. Dessa forma, as células T modificadas conseguem reconhecer o tumor e ajudar a eliminá-lo. As taxas de resposta são promissoras: em um estudo clínico envolvendo 44 pacientes, 43,2% apresentaram resposta global, com uma mediana de duração de 6 meses.


Este momento representa um marco para as terapias gênicas. Existem diversas dificuldades para o combate de tumores sólidos com imunoterapias celulares baseadas em linfócitos T, como a ausência de um antígeno específico presente em toda a massa tumoral, o microambiente imunossupressor e a dificuldade das células T em se infiltrarem no tumor. Assim, notícias como esta demonstram que estamos no caminho certo e que, em breve, teremos novas possibilidades terapêuticas.


Texto: Luiza Abdo


Dúvidas? Curiosidades? Deixem nos comentários.




Referências:




Innovative Breakthroughs for the Treatment of Advanced and Metastatic Synovial Sarcoma Cancers (Basel).

Published online 2023 Jul 30. doi: 10.3390/cancers15153887 PMCID: PMC10416854 PMID: 37568703


Imagem: Shape Esquemas Didáticos

43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page